Por que o LEAN THINKING é como OURO para TIMES ÁGEIS?

Você já deve ter ouvido falar em Lean, em Lean Startup ou em alguma outra coisa que tenha Lean no nome, certo? Mas o que realmente são o Lean e o Lean Thinking?

Literalmente, “lean” significa enxuto, que significa algo sem excessos. Quando dizemos que estamos com o orçamento enxuto, por exemplo, significa dizer que não estamos com dinheiro sobrando.

É evidente que, quando pensamos sobre orçamento, esse negócio de enxuto não parece ser muito bom. Porém, quando observamos os fluxos de trabalho, especialmente os de times ágeis, a verdade é que quanto mais inchado for o fluxo, menor será a capacidade do time manobrar e responder às mudanças.

É ai que entra o lean thinking, sendo a ideia de que a forma mais inteligente para melhorar a capacidade de um time é tornando o fluxo de trabalho mais leve, simples e eficiente. Neste sentido, o primeiro ponto é fazer com que um time saia do automático (“não sabemos porque trabalhamos assim”) e tenha consciência  sobre a própria forma de trabalhar. Essa consciência significa ter uma visão sistêmica do trabalho, entendendo como cada etapa de um fluxo contribui com o todo e como é afetada por ele.

O segundo ponto é que um time deve aprender a identificar e compreender os problemas na sua forma de se organizar e trabalhar. O objetivo é que o time aprenda a descobrir onde, como e quando está desperdiçando tempo e energia que poderiam estar sendo investido em coisas que realmente importam para o cliente.

O lean thinking, portanto, é o exercício contínuo de buscar aprender sobre o próprio trabalho e buscar meios de otimizá-lo através da remoção dos desperdícios.

A partir desse pensamento, um time ou organização pode desenvolver ferramentas e métodos sob medida para os seus próprios problemas. Isso significa dizer que o lean thinking permite que times e organizações criem seus próprios frameworks, estratégias e técnicas. Ou seja, o negócio é altamente poderoso!

Até hoje, as ferramentas mais utilizadas no universo Lean foram desenvolvidas pela Toyota (onde surgiu o lean thinking) há mais de 50 anos. Porém, o Lean está presente em escritórios (lean office), no setor público (lean government), na engenharia (lean construction) e em muitos outros setores. Cada setor, adicionalmente, tem criado suas próprias ferramentas baseadas no lean thinking e assim o Lean não pára de evoluir.

Mas e você, tem ideia de como pode aplicar o lean thinking no seu time e na sua organização?

Deixe um comentário