O que é Engenharia de Valor e por que times ágeis devem pensar sobre isso?

Durante a Segunda Guerra Mundial houve uma grande crise de abastecimento de matéria-prima na indústria. Nessa ocasião, os engenheiros da General Eletric sentiram a necessidade de iniciar pesquisas buscando alternativas de materiais. Um dos resultados foi a introdução do plástico na composição das geladeiras, como as conhecemos hoje.

Esse tipo de análise de projeto ficou conhecida como Engenharia de Valor.  No Lean, essa prática evoluiu para conectar o projeto de um produto com a sua execução. Nas fábricas, o pessoal da linha de montagem passou a participar do projeto, para assim ajudar em decisões que impactariam na fabricação. O objetivo disso é favorecer o cliente, pois quanto mais rápida e com mais qualidade for a fabricação, melhor!

No contexto de times ágeis, temos uma situação bem semelhante. Se uma equipe não consegue pensar em agilidade desde o início, ela também não conseguirá ser ágil na hora do desenvolvimento do produto, o que é prejudicial para o cliente, certo?

Podemos pensar, inclusive, em pelos menos 3 níveis de prática de Engenharia de Valor no contexto de times ágeis:

1 – EV de arquitetura do sistema.
2 – EV no refinamento do backlog do produto.
3 – EV no planejamento do trabalho da sprint.

A arquitetura do produto impacta em como o time consegue quebrar as suas entregas em histórias de usuário. Por conseguinte, a forma com que o time consegue quebrar as suas entregas impacta no planejamento e execução das tarefas do dia a dia.

No fim das contas, o ponto é que a prática da agilidade depende de 3Ps: pessoas (cultura e atitude), processos (métodos, cerimônias etc.) e também produto, sobre o qual estamos falando aqui. Portanto, mesmo que o time esteja relativamente bem nos 2 primeiros Ps, pode estar vivendo em um cenário de segunda guerra porque a arquitetura do produto não está sendo (re)pensada para agilidade.

Se for esse o caso, então talvez seja uma boa ideia reunir arquitetos, analistas e cliente para fazer Engenharia de Valor para destravar a agilidade no time.

Deixe um comentário